sábado, 21 de maio de 2011

Exercícios aliados à luta: é possível?

..A desistência e o abandono das aulas nas academias é muito comum. No começo, a empolgação. Depois de dois ou três meses de presença garantida (ou nem tanto), a preguiça, a falta de tempo e de ânimo podem comprometer a freqüência nas salas de aula ou de musculação. 
......Para combater este problema, as academias tentam de tudo para entreter e satisfazer o aluno. Melhor ainda, porque os freqüentadores ganham em opção, e podem deixar suas atividades muito interessantes e o treino, ainda mais produtivo. 

Misturando luta e condicionamento físico 
......Em busca de uma atividade que unisse o exercício ao entretenimento, as academias instauraram em suas grades de horários aulas que combinam exercícios aeróbicos com luta. Estas aulas recebem vários nomes, dependendo da academia, mas todas elas têm em comum uma grande influência dos programas de auto-defesa, como karatê, boxe e tai chi chuan. 
......A diferença é que o treino é mais intenso, as músicas, dançantes, e o contato físico, inexistente. Todos os movimentos são desferidos no ar (ou, em algumas aulas, em objetos inanimados feitos especialmente para "apanhar"). 
......A aula, composta por uma seqüência de músicas, traz uma espécie de coreografia para cada música. No começo, é bem capaz que você se sinta perdido, com dificuldade em acompanhar o ritmo da aula e todos os movimentos da luta. Mas depois, logo no fim da primeira aula, você já vai estar acompanhando os movimentos, e fazendo tudo certinho! 

E quem pode praticar? 
......Antes de começar a praticar qualquer tipo de atividade, é imprescindível passar por uma avaliação física. Ela é necessária para que um profissional analise suas condições físicas e, com isso, diga se você pode fazer tais e tais atividades. 
......Só depois de ter o aval de um profissional habilitado é que você pode dar início às aulas. Além disso, as aulas são vetadas também para crianças e gestantes. 

Condicionamento, gasto calórico e enrijecimento 
......Conversando com os freqüentadores das academias, fica fácil perceber. A grande maioria deles busca saúde, bem-estar, condicionamento físico, perder peso e enrijecer os músculos. 
......O grande atrativo destas aulas é exatamente unir todos estes benefícios em uma atividade só. É claro que ninguém vai ficar musculoso freqüentando as aulas. Esse tipo de objetivo só se consegue com a musculação. 
......Porém, para quem procura um trabalho de condicionamento físico, estas aulas são excelentes, uma vez que exigem do aluno muita movimentação. São pulos, socos, chutes, tudo no ritmo da música. E sem descanso! 
......O gasto calórico também é alto, estimado em 600 calorias por aula. Além disso, com a movimentação de braços, pernas e abdômen, o enrijecimento muscular é certo. 
......Corpo durinho, fôlego em dia... E ainda, como qualquer atividade física, manda o estresse e a fadiga para bem longe. As desculpas acabaram, afinal, agora você não vai mais poder reclamar do tédio que é ficar na esteira ou na bicicleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário