quinta-feira, 26 de maio de 2011

Magrinha no inverno

Friozinho combina com edredom, alimentos quentinhos e com uma certa preguiça de malhar. Só que essa combinação pode ser perigosa para a saúde e para a boa forma. Fondue, chocolate quente, vinho e comidas regadas a molhos gordurosos são perdições que podem deixar lembranças ruins no seu corpo quando o verão chegar.

De acordo com a nutricionista Thais Siqueira, como no verão a preocupação com a alimentação costuma ser maior do que no inverno, é comum o ganho de peso nessa estação. "Em função do frio e do aumento do gasto energético para manter a temperatura corporal, nosso organismo naturalmente pede alimentos mais calóricos, como doces e frituras", afirma. "Para que esse 'novo cardápio' não seja prejudicial à saúde, é preciso adaptar essas preparações e torná-las menos calóricas e mais nutritivas".

Outro erro comum no inverno é negligenciar o consumo de água. Só que deixar a preocupação com a hidratação de lado pode gerar ressecamento da pele e prisão de ventre, entre outros problemas de saúde. "No frio, mesmo que em menor proporção, perdemos líquidos por várias vias, inclusive pelo suor. Como em qualquer época do ano, nosso corpo precisa de água para desempenhar suas funções básicas", explica Thais. "A desidratação é muito grave e pode levar ao óbito em casos extremos, que não são raros".

E o que fazer com a preguiça de praticar exercícios físicos no frio? "O ideal é manter as atividades físicas normalmente, porque além de evitar o ganho de peso, é um hábito saudável durante o ano inteiro". Mas se ficar muito difícil, procure seguir à risca as orientações básicas: mantenha uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, carnes magras e grãos integrais.

Problemas e soluções
Não sinto vontade de beber água quando esfria. Como manter a hidratação em dia?

Para driblar a falta de vontade de beber água, consuma outros líquidos como os chás, principalmente os de ervas e frutas. Além de hidratar, eles contêm substâncias benéficas para o organismo e, quando consumidos puros ou com adoçantes, são pouco calóricos.

Qual a melhor opção para manter uma alimentação quentinha e saborosa no inverno, sem engordar?

As sopas são ótimas opções para o frio, pois ajudam a aquecer o corpo. O ideal é optar por pratos com legumes e verduras, que são saborosos, nutritivos e com baixas calorias. Essas sopas também são ricas em vitaminas e minerais antioxidantes, que melhoram a imunidade, diminuindo o risco de pegar um resfriado, por exemplo. Elas são fáceis de fazer e podem ser enriquecidas com carnes magras ou frango sem pele, além de temperos como pimenta e manjericão. Evite prepará-las com massas, creme de leite ou óleos. Para acompanhar, prefira os pães integrais.

Não adianta, frio pede chocolate quente e fondue. Existe uma maneira de consumir essas delícias sem debilitar a saúde?

Claro! Basta tomar cuidado com os excessos e evitar o consumo diário desses alimentos. É essencial praticar atividades físicas regularmente e ter uma alimentação mais saudável durante a semana. Assim, o fondue e o chocolate quente vão pesar menos no visual e podem ser consumidos com moderação. 
Fonte: Bolsa de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário