domingo, 22 de maio de 2011

Osteoporose – O que você deve saber!

A osteoporose é a perda  progressiva do tecido ósseo,
Diminuindo a densidade e resistência do mesmo,
Aumentando  o risco de fraturas em especial na bacia, pulso e vértebras.
Seus alvos principais:  mulheres à partir do período da menopausa
e nos homens por volta dos 60 anos.
Mas quem acha que vai demorar em chegar lá, cuidado! 
Maus  hábitos na juventude podem acelerar a chegada
e a extensão da perda da densidade óssea.
O fumo ( está em todas!) e a ingestão exagerada de bebidas alcoólicas reduzem a absorção de cálcio acelerando a perda óssea.
Os refrigerantes "cola" e refrescos em pós contém uma carga ácida demasiada elevada devido aos corantes, conservantes, edulcorantes e outros antes, por isso a redução significativa  no uso está indicado.
O Cálcio é o principal nutriente para ossos fortes. 
Sua principal fonte é o leite e seus derivados: queijo, iogurte (ele de novo!) e requeijão. Para quem tem intolerância à gordura do leite, a versão desnatada mostra os mesmos percentuais de cálcio do que o integral.
O ácido graxo ômega três encontrados em peixes gordurosos como salmão e atum podem estimular a formação de nova proteína óssea.
Para quem não gosta de peixe ou foge da contaminação marinha, um alento: pesquisas mostram que a semente de linhaça (aquela sementinha que damos aos  passarinhos!) contem 60% de ômega enquanto o salmão tem 30% !
Um aminoácidos produzido  em excesso pelo  organismo associado  à osteoporose pode ser reduzido a uma substância menos prejudicial com a ingestão de  vitaminas do complexo B como:
Lentilhas, peixes em geral, aves, folhas verdes, banana e arroz.
Vitaminas e minerais que formam os ossos são fundamentais para manutenção da densidade óssea como o potássio e magnésio presentes em frutas cítricas e hortaliças em geral. 
Pesquisas também apontam a falta de atividade física como um agravante para o avanço da osteoporose.
Para desenferrujar vale exercícios do dia a  dia: subir um lance de escadas, andar até o Banco, lavar a louça ou o carro , fazer ponto cruz, tocar algum instrumento musical, jardinagem , pegar a roupa no varal, olhar as formações das nuvens ou as estrelas no céu ...
Enfim, movimente todo o esqueleto
De forma constante e natural!
Um estudo recente mostrou que existe um risco 30% menor de fraturas especialmente nos quadris, quando se ingere fontes ricas de vitamina K.
Portanto, mais um motivo para valorizarmos a couve da feijoada e os bolinhos de espinafre do Marinheiro Popeye.

Nenhum comentário:

Postar um comentário